Visualizar Conteúdo Web

Construção

A indústria da construção está sob uma pressão constante para melhorar a eficiência em termos de custos e qualidade. Assim sendo, devem encontrar-se soluções inovadoras que melhorem a produtividade. Uma destas soluções é a otimização dos processos em que se utiliza gás. Disponibilizamos uma completa gama para uma maior rentabilidade e qualidade neste setor.

 

Selecione a aplicação:

Visualizar Conteúdo Web

 Ao endurecer, o betão liberta uma considerável quantidade de calor. Uma temperatura demasiada elevada implica um perigo para muitos edifícios e componentes, já que a sua funcionalidade pode ser prejudicada por fissuras produzidas por tensões térmicas durante o processo de endurecimento.

A Messer disponibiliza, especialmente para zonas com um clima quente, uma solução eficaz e económica com o arrefecimento do betão não endurecido com azoto para otimizar a sua temperatura durante o processo de fabrico. 

Nos fornos rotativos para a produção de cemento é usado oxigénio para reduzir o consumo de combustível e o volume das emissões de gases, enquanto se melhora a qualidade dos gases emitidos.

A entrada de água subterrânea durante trabalhos de escavação representa frequentemente um problema para a segurança dos colaboradores e dos equipamentos. Para tal, a Messer disponibiliza, como solução segura e eficiente, a congelação do solo com azoto líquido para estabilizar o terreno e impermeabilizar a zona de trabalho evitando a entrada de agua.

Para poder realizar reparações, manutenção ou extensões de tubagens que contenham líquidos, é frequentemente necessário interromper a correspondente instalação. Com o processo Cryostop® da Messer a tubagem é selada com uma tampa de gelo para interromper rapidamente o fluxo da secção de tubagem afetada, permitindo abrir e substituir ou reparar as partes afetadas. A tampa indicada de gelo é criada envolvendo a tubagem com um invólucro refrigerado com azoto líquido que faz com que o meio do interior da tubagem congele.

A utilização do dióxido de carbono (CO2) para reduzir e controlar o pH no tratamento de águas residuais alcalinas é uma alternativa que respeita o ambiente. A vantagem da aplicação de CO2, em comparação com o uso do ácido sulfúrico ou clorídrico, é o facto de se tratar de um ácido débil que evita o risco de sobreacidificação, garante um armazenamento e uma manipulação mais seguros e evita corrosões nos equipamentos e o aumento da salinidade das águas.

A limpeza criogénica com pellets de gelo seco é aplicada para limpar fachadas, estradas, etc. Projetando os pellets contra a superfície a limpar, o processo combina dois efeitos: o frio intenso faz contrair a camada a eliminar e o choque mecânico solta a sujidade do material base. Este processo não danifica a superfície a limpar e respeita o ambiente visto que é realizado a seco e não deixa residuos.

A soldadura MIG é a soldadura por arco com elétrodo consumível sob gás de proteção inerte como o árgon e o hélio e suas misturas. Este processo é denominado processo semiautomático devido às maiores velocidades de deposição. 

A particularidade do MAG relativamente ao MIG é a utilização de gases ativos como, por exemplo, o dióxido de carbono puro ou misturado com árgon, bem como misturas de oxigénio com árgon, que podem aumentar ainda mais a produtividade e proporcionar certas características mecânicas à união.

A soldadura por arco com elétrodo não consumível (tungsténio) utiliza gases de proteção inertes como o árgon, o hélio e as suas misturas com o objetivo de proteger o banho de fusão. Este processo é usado em aços, aços inoxidáveis, alumínios e outros metais que exijam uma soldadura de elevada qualidade.

Corte de um metal através da ação de um maçarico alimentado por um gás combustível e oxigénio. 

A soldadura com laser, com a sua elevada concentração do calor, proporciona soluções para tarefas de soldadura especiais. As suas vantagens são a elevada velocidade de soldadura, a grande penetração e uma menor deformação. A Messer disponibiliza, com a sua gama Lasline, gases para o ressoador e gases de consumo que garantem uma utilização ideal da técnica laser para aumentar a produtividade.

O corte com laser distingue-se pela sua elevada precisão e velocidade, bem como pela baixa produção de calor e pela pouca deformação. Usa-se para materiais diversos, especialmente de pouca grossura, que necessitem de um corte de precisão.

A Messer disponibiliza, com a gama Lasline, gases e misturas de gases que proporcionam qualidade e rentabilidade aos seus processos de corte com laser.

Testes com hélio para detetar fugas em sistemas de tubagens e equipamentos. 

Visualizar Conteúdo Web

Aplicações por gás:

 

Acetileno Argón Dióxido de carbono Helio Hidrógeno Nitrógeno Oxígeno
Soldadura MAG, TIG, MIG Soldadura MAG, TIG, MIG

Neutralização de águas

Soldadura MAG, TIG, MIG Soldadura MAG, TIG, MIG

Arrefecimento de betão

Fabrico de cimento

    Limpeza criogénica
(gelo seco)
Soldadura com laser  

Congelação de solos

Soldadura MAG, TIG, MIG
    Soldadura MAG, TIG, MIG Corte com laser  

Congelação de tubagens

Oxicorte
    Soldadura com laser Deteção de fugas   Soldadura MAG, TIG, MIG Soldadura com laser
    Corte com laser     Soldadura com laser Corte com laser
          Corte com laser