Visualizar Conteúdo Web

Alimentação e bebidas

A gama "Gourmet" de Messer inclui uma ampla gama de gases puros e misturas de gases para a indústria alimentar. Estes gases respeitam os mais elevados padrões de qualidade, bem como a norma em questão relacionada com os aditivos alimentares aprovada pela CE (UE 178/2002) e o método HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo).

Disponibilizamos os nossos gases Gourmet para o processamento e distribuição de alimentos, para que os nossos clientes possam melhorar a produtividade e garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Garantimos a rastreabilidade total dos nossos gases alimentares e fornecemo-los com um certificado de qualidade. 

 

Selecione a aplicação:

Visualizar Conteúdo Web

O azoto (Gourmet N) e o dióxido de carbono (Gourmet C) líquidos são os refrigerantes ideais para a congelação criogénica dos alimentos, garantindo a textura e a qualidade dos mesmos após a fase de descongelação. Os alimentos entram em contacto direto com o refrigerante, o que permite uma elevada transferência entre o fluido criogénico e o produto. A atmosfera muito fria, gerada nos congeladores, satura-se em água de forma quase instantânea. Desta maneira, os produtos conservam a sua hidratação natural sem perda de peso.

A congelação criogénica é recomendada para congelar alimentos de alto valor como pratos pré-cozinhados, carnes, pastelaria, peixe, crustáceos, frutos vermelhos, etc.

A congelação criogénica também permite o endurecimento de cremes glaceados e das superfícies de gelados e bolos para estabilizar a sua forma e evitar a deformação durante a embalagem. 

A congelação criogénica endurece de igual forma carne, enchidos, peixe e queijos para facilitar o seu corte em rodelas ou cubos.

Aconselhá-lo-emos acerca de todos os equipamentos (câmaras, túneis, equipamentos de congelação e revestimento, etc.) necessários para congelação e arrefecimento. 

Ao embalar com ar, os alimentos estão expostos a condições que podem modificar ou danificar o produto. As principais influências são a oxidação bem como a proliferação de bactérias e bolor. Contudo, todas estas influências indesejadas podem ser suprimidas ou reduzidas embalando os alimentos na atmosfera modificada apropriada (MAP: Modified Atmosphere Packaging). Todos os gases utilizados neste processo são componentes naturais do ar e, consequentemente, gases de alta pureza.

A embalagem em atmosfera modificada minimiza ou uso de aditivos e conservantes. Permite aumentar a vida útil dos alimentos conservando a sua qualidade e procurando obter uma boa apresentação. Aplicando os gases alimentares e/ou as suas misturas adequadas, os produtos poderão ser embalados e distribuídos de uma forma mais flexível evitando perdas económicas. 

  • Carbonatação de bebidas

A produção de bebidas carbonatadas exige a adição de dióxido de carbono para proporcionar borbulhas que dão frescura e conservam a bebida.

  • Pressurização de embalagens

A pressurização de garrafas PET e latas de bebidas não carbonatadas é realizada através da injeção de azoto líquido para alcançar uma pressão interna estabilizante. O azoto, que se encontra entre o líquido e a embalagem, evapora uma vez fechada a mesma e cria uma pressão interna que permite empilhar as embalagens sem problema.

  • Desoxigenação

A desoxigenação consiste em eliminar o oxigénio dissolvido nos líquidos através da injeção de azoto ou dióxido de carbono (sparging). Desta forma evitam-se alterações na cor e no sabor das bebidas devido à oxidação.

Usa-se azoto ou dióxido de carbono para a moagem criogénica de alimentos, para produzir grãos ou pós mais finos e para conservar todos os aromas dos alimentos. Um exemplo é a moagem criogénica de especiarias, onde se obtém um produto de grande qualidade e com um excelente aroma. 

Para manter a cadeia de frio na distribuição e o transporte do frio, a Messer desenvolveu diferentes soluções baseadas na utilização do dióxido de carbono líquido e do gelo seco.

  • Siber System

O arrefecimento autónomo dos contentores isotérmicos com CO2 permite o transporte conjunto de produtos frescos e congelados à sua temperatura ideal em camiões tradicionais não refrigerados. Desde modo, é possível distribuir-se ao mesmo tempo produtos frescos, congelados e outros não refrigerados.

  • Cryopack®

O Cryopack é uma solução simples e eficaz para a logística em detalhe, sendo uma alternativa ao gelo carbónico embalado. A neve carbónica é produzida dentro de sacos adaptados, permitindo a sua dosagem exata e a sua manipulação sem risco. 

  • Estufas

O uso de dióxido de carbono nas estufas melhora o crescimento de frutas, legumes e flores. Desta forma aumenta-se a produção dos cultivos e, a mesmo tempo, reduz-se o risco de doenças fúngicas.

  • Amadurecimento de frutas

Graças à mistura especialmente preparada de N2/C2H4 (Banana gas), que forma uma atmosfera especial durante o armazenamento das frutas, é possível reduzir o tempo de amadurecimento das mesmas e controlá-lo com maior precisão.

  • Explorações piscícolas

A Messer fornece oxigénio para melhorar o desempenho das explorações piscícolas e as condições de crescimento dos peixes

  • Fumigação

O grão é armazenado numa atmosfera controlada de dióxido de carbono para controlar pragas.

  • Proteção de silos

Usa-se azoto ou dióxido de carbono para evitar incêndios ou explosões em silos de grãos em pó, frutos secos, etc.

  • Atordoamento de animais

Usa-se dióxido de carbono para o processamento de porcos, aves e coelhos em matadouros.

A Messer disponibiliza a sua tecnologia Variomix em conjunto com o fornecimento de azoto ou dióxido de carbono líquidos, necessários para o arrefecimento e para a regulação de temperatura de misturas em misturadores, trituradoras, amassadeiras, batedoras e picadoras. Através desta tecnologia evita-se que o calor gerado durante o processo de mistura acelere o crescimento bacteriano e a qualidade e vida útil do alimento aumentam.

Visualizar Conteúdo Web

Aplicações por gás:

 

Árgon Dióxido de carbono Hélio Azoto Oxigénio
Embalado em atmosfera modificada Congelação Deteção de fugas Congelação Embalado em atmosfera modificada
  Arrefecimento   Arrefecimento Explorações piscícolas
  Endurecimento superficial   Endurecimento superficial  
  Embalado em atmosfera modificada   Embalado em atmosfera modificada  
  Carbonatação de bebidas   Pressurização de latas e garrafas PET  
  Arrefecimento de misturas   Inertização de bebidas  
  Pulverização de gorduras   Adegas  
  Aceleração do crescimento em estufas   Arrefecimento de misturas  
  Logística do frio (gelo seco)   Moagem criogénica  
  Arrefecimento em adegas (gelo seco)