AGUA Y AMBIENTE

AGUA Y AMBIENTE

ÁGUA

A qualidade da água e dos recursos hídricos é cada vez mais importante num ambiente no qual estes escasseiam e no âmbito de uma regulamentação cada vez mais restritiva. É por isso que o tratamento das águas em estações de potabilização (ETAP), em estações de dessalinização (EDAM) e no tratamento de águas residuais industriais ou urbanas (EDAR) é de vital importância. 

Ciente disso, a Messer desenvolveu processos de tratamento ecologicamente corretos que contribuem para a produção de água potável perfeita, fornecem água de processo ideal e purificam até as águas residuais altamente poluídas de forma abrangente e económica.

POTABILIZAÇÃO DA ÁGUA

Oxidações de Fe, Mn e NH4+

Ao utilizar águas subterrâneas, é possível que contenham elevadas concentrações de Fe, Mn e NH4+. Estes compostos devem ser eliminados antes de introduzir a água na rede de abastecimento. A Messer disponibiliza o seu processo Oxysolv® que utiliza oxigénio puro para oxidar os referidos compostos, retardando o aumento da pressão nos filtros e eliminando o caráter das águas brancas se for utilizado ar. 

Remineralização de águas macias

As águas provenientes de reservatórios ou poços situados em regiões ricas em granito, sílica ou basalto, e da dessalinização (osmose inversa), possuem uma reduzida alcalinidade e são macias e corrosivas. Com a aplicação de dióxido de carbono, alcança-se um equilíbrio e uma elevada qualidade da água, o que permite evitar a corrosão na rede de distribuição e nas tubagens do consumidor. 

Potabilização e desinfeção da água com ozono

A oxidação com ozono (O3), agente fortemente oxidante, melhora a qualidade da água em múltiplos aspetos e respeita o ambiente:

  • O ozono é frequentemente utilizado em combinação com a luz UV para a desinfeção da água. 
  • Inibe o crescimento de algas e impede a formação de lodos biológicos nas superfícies.
  • Oxida produtos orgânicos que se degradam muito dificilmente, melhorando a cor, a clareza, o odor e o sabor da água. 
  • O ozono melhora a floculação.


TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Controlo do pH da água

O dióxido de carbono (CO2) reduz e controla o pH das águas residuais alcalinas e neutraliza os efluentes alcalinos. A vantagem da aplicação de CO2, em comparação com o uso do ácido sulfúrico ou clorídrico, está no facto de se tratar de um ácido débil que evita o risco de sobreacidificação e garante um armazenamento e uma manipulação mais seguros e evita corrosões nos equipamentos e o aumento da salinidade das águas.

Tratamento biológico

A introdução de oxigénio no processo das estações de tratamento de águas sobrecarregadas permite aumentar significativamente a capacidade de depuração biológica e a eliminação de odores desagradáveis. É especialmente recomendável em caso de picos de carga onde o oxigénio é uma alternativa à limpeza mecânica da instalação, sem necessidade de investimento. 

Eliminação de sulfídrico (H2S)

O transporte de águas residuais pelas canalizações conta frequentemente com elevados tempos de permanência que, em conjunto com a carência de oxigénio, provocam a formação de ácido sulfídrico que danifica as canalizações e gera perigosas emissões. Para tal, a Messer disponibiliza a sua tecnologia Oxiduct®, que aplica oxigénio para a oxidação dos sulfuretos e para redução da atividade das bactérias sulfato-redutoras. 

Oxidação avançada

As águas contaminadas com produtos orgânicos tóxicos e dificilmente biodegradáveis necessitam de uma oxidação avançada. Devido à reatividade e ao poder de oxidação do ozono com um grande número de compostos, as aplicações de ozono incluem o tratamento de lixiviados de aterros, a eliminação de metais, a descoloração de efluentes residuais e a oxidação de pesticidas.

AMBIENTE

As nossas tecnologias ambientais inovadoras e os nossos gases ajudam não só no tratamento de águas como também nas centrais de reciclagem, e são aplicados na purificação de emissões em grandes centrais industriais. Oferecemos soluções para conservar os recursos naturais e promover a economia circular, através da reutilização da água e das matérias-primas para proteger o ambiente.

RECUPERAÇÃO DE VOLÁTEIS

O processo DuoCondex® da Messer é uma tecnologia avançada de criocondensação de emissões não desejadas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Estas emissões estão sujeitas a legislação ambiental rígida. O azoto aplicado no processo arrefece os gases de emissão até os condensar e recuperar os COVs existentes. 

MOAGEM CRIOGÉNICA

A moagem criogénica possibilita a separação dos compostos na reciclagem de pneus usados, termoplásticos e fibras compostas. Neste processo utiliza-se azoto líquido, cuja capacidade de refrigeração fragiliza os materiais e converte os diversos produtos em partículas finas pulverizadas, que podem voltar a ser utilizadas como matéria-prima. O azoto utilizado evita o entupimento do moinho e também possíveis explosões de pó ao criar uma atmosfera modificada, e aumenta a produtividade do processo de moagem.

RECICLAGEM DE FRIGORÍFICOS 

A reciclagem de frigoríficos requer a aplicação de azoto líquido para recuperar os CFCs contidos nestes aparelhos. Consegue-se através da refrigeração destas substâncias até que condensem, evitando-se assim a sua emissão para a atmosfera. O azoto também assegura uma atmosfera inerte no processo de moagem destes aparelhos.

INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS

A sobrecarga das centrais incineradoras de descargas especiais pode originar elevadas emissões. Através do enriquecimento com oxigénio é possível aumentar a capacidade da central e reduzir as emissões.

Publicador de Conteúdo

FICHAS DE PRODUTO

Fichas técnicas e fichas de dados de segurança dos nossos produtos

TIPOS DE FORNECIMENTO

Garrafas, blocos ou gás em estado líquido de acordo com as suas necessidades

SERVIÇO INTEGRAL MESSER

Equipamentos, engenharia, instalação, manutenção e muito mais.

DISTRIBUIDORES

Saiba mais sobre a nossa rede de distribuição em toda a Espanha

CONTACT - Jordi Soler - 2

Podemos ajudá-lo?

Contacte-nos para que a nossa equipa comercial e os nossos especialistas o aconselhem sobre os nossos produtos e serviços.

FORM - Jordi Soler 2

Form

Jordi Soler 3

There has been an error processing your registration. Please double-check the information entered.