INERTIZAÇÃO
A inertização com azoto proporciona segurança em muitas áreas onde existe risco de incêndio ou explosão devido a substâncias químicas inflamáveis, materiais a granel ou pó. O azoto é aplicado em operações de purga em sistemas fechados, como tanques ou reatores, para eliminar o oxigénio e a humidade com eficiência durante a colocação em funcionamento e a paragem. Também se pode injetar azoto líquido para a limpeza e secagem de tubagens com o objetivo de criar um ambiente de proteção na tubagem, para bloquear a entrada de oxigénio em processos de enchimento de recipientes e para a inertização de silos que contêm material inflamável.
ARREFECIMENTO DE REATORES
Um controlo de temperatura adequado é essencial na indústria química. É frequente ser necessário arrefecer os reatores a temperaturas muito baixas. A aplicação de azoto líquido como refrigerante proporciona um controlo eficiente da temperatura nos reatores químicos. O azoto utilizado para a refrigeração evapora-se e pode ser aproveitado para outras aplicações como, por exemplo, a inertização.
CRIOCONDENSAÇÃO DE VOLÁTEIS
O processo DuoCondex® da Messer é uma técnica avançada de criocondensação de emissões não desejadas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Estas emissões estão sujeitas a legislação ambiental rígida. O azoto aplicado no processo arrefece os gases de emissão até os condensar e recuperar os COVs existentes.
PROCESSOS QUÍMICOS E DE SÍNTESE
O enriquecimento com oxigénio melhora a eficiência do processo CLAUS ao reduzir possíveis estrangulamentos e aumentar o rendimento nas refinarias.
Recuperação de ácido sulfúrico residual e melhoria do desempenho através do enriquecimento com oxigénio no cracking térmico.
FABRICO DE PLÁSTICOS
Fabrico de pinturas à base de pó: A precipitação de pequenas partículas de soluções supersaturadas de CO2 supercrítico permite-nos produzir partículas homogéneas muito finas.
Fabrico de espumas de poliuretano (PU): Com a aplicação de CO2 a pressões elevadas, é possível obter espumas de alta qualidade. Este processo de criação de espuma é amigo do ambiente, já que evita a utilização de substâncias extremadamente contaminantes ou gases propulsores combustíveis.