CONT - Dióxido de carbono - Nivel 3

DIÓXIDO DE CARBONO

O DIÓXIDO DE CARBONO É CO2

O dióxido de carbono (CO2) é um composto químico inorgânico constituído por dois átomos de carbono e um de oxigénio. Em condições normais de temperatura e pressão, é um gás incolor, inodoro, pouco reativo e é solúvel na água. 

No estado sólido (-78 °C), o dióxido de carbono, também conhecido como gelo seco, é uma fonte de frio que se pode utilizar, por exemplo, para a conservação de alimentos. Também serve para a extinção de incêndios, já que desloca o oxigénio do ar. 

O CO2 provém de várias fontes: produção de hidrogénio, indústria química, produção de fertilizantes, produção de bioetanol ou fontes naturais.

QUALIDADE, PUREZA E PROPRIEDADES DO DIÓXIDO DE CARBONO

Fornecemos CO2 com qualidade alimentar para as aplicações na indústria alimentar. Os nossos processos de produção e a cadeia de fornecimento foram concebidos para garantir a qualidade alimentar até ao ponto de utilização, e estão certificados de acordo com o sistema de segurança alimentar ISO 22000. Na Messer, chamamos ao nosso dióxido de carbono alimentar GOURMET C, sendo que GOURMET significa gases de qualidade alimentar e o C refere-se ao dióxido de carbono.

Para mais informações sobre as propriedades do CO2 e para aceder a um conversor que lhe permite converter facilmente as diferentes unidades de volume ou fluxo, a Messer propõe a sua aplicação na Apple Store ou Android Play.

GARRAFAS DE CO2

Oferecemos as garrafas de gás e quadros de garrafas em diversos formatos e pressões. A ogiva da garrafa tem uma cor diferente em função do tipo de gás contido na garrafa, sendo que as cores são normalizadas de acordo com a norma europeia EN 1089-3. No caso do dióxido de carbono, a ogiva é cinzenta. 

A pressão na botija de dióxido de carbono é criada através do equilíbrio natural entre o líquido presente na botija e o seu ambiente: a pressão do gás mantém o líquido no fundo da botija e o gás é libertado quando se abre a torneira da garrafa. Se for drenado demasiado gás, a pressão do gás diminui porque o líquido não evapora suficientemente depressa. É por este motivo que as botijas de CO2 são muitas vezes equipadas com um aquecedor na saída.

OBTER GELO SECO DAS GARRAFAS DE CO2

Se preferir o estado líquido, as garrafas podem ser fornecidas com uma sonda. O líquido é empurrado para cima pelo gás através de um tubo que se estende até ao fundo da garrafa. O CO2 líquido transforma-se ao despressurizar imediatamente em gelo seco. Na saída, na ligação da garrafa, é normalmente colocada uma mangueira com bainha para distribuir o gelo seco.

GELO SECO

O gelo seco é dióxido de carbono em estado sólido. A sublimação faz com que passe do estado sólido ao gasoso, sem deixar resíduos. A Messer fornece o gelo seco na forma de pellets com um diâmetro de 3 a 16 mm. É fornecido em recipientes isotérmicos para evitar a evaporação rápida.

DIÓXIDO DE CARBONO EM RECIPIENTES E TANQUES DE ARMAZENAMENTO CRIOGÉNICOS

Para os clientes que necessitam de quantidades superiores de dióxido de carbono, disponibilizamos um sistema de fornecimento de CO2 líquido. Para manter a baixa temperatura do dióxido de carbono líquido, este deve ser armazenado num recipiente criogénico. Pode comprar ou alugar estes recipientes criogénicos (dewars ou contentores de líquido portáteis (PLC), tanque criogénico ou tanques mini-bulk). 

COMPRAR GARRAFAS DE CO2

Pode comprar dióxido de carbono gasoso através da nossa rede de distribuição e nos pontos de venda da Messer Ibérica. Em função do ponto de distribuição, pode recolher as garrafas ou solicitar a entrega das mesmas nas suas instalações. Para comprar dióxido de carbono líquido, contacte o nosso especialista.  Consulte-nos relativamente a outras opções de fornecimento. 

APLICAÇÕES DO DIÓXIDO DE CARBONO

  • Inertização: o dióxido de carbono oferece a vantagem de não reagir com outros gases a baixas temperaturas. A substituição do oxigénio do ar ambiente por dióxido de carbono evita o risco de incêndio ou explosão de materiais inflamáveis. É aplicado no armazenamento de produtos alimentares e, em maior escala, nos processos metalúrgicos e químicos.
  • Soldadura e processamento de metais: com temperaturas elevadas, como se pode observar no Equilíbrio de Boudoir, o CO2 forma CO (monóxido de carbono), um componente que pode reagir com a superfície do metal. Esta característica é utilizada no processamento e no fabrico de metais. O C do CO assenta no metal e muda as propriedades da sua superfície. O CO2 é utilizado como gás de reserva no processo de soldadura semiautomática.
  • Extinção: o dióxido de carbono é utilizado com frequência como gás extintor, uma vez que, em caso de incêndio, permite extrair o oxigénio do ar e, desta forma, evitar a sua propagação 
  • Alimentação e bebidas: O dióxido de carbono é fundamental para a produção de bebidas carbonatadas, como refrigerantes, águas minerais, cerveja e vinho. A capacidade de refrigeração do CO2 é ideal para a congelação e refrigeração dos alimentos. O dióxido de carbono também é utilizado na embalagem em atmosfera modificada e no controlo de temperatura no armazenamento e transporte de alimentos. 
  • Tratamento de água: o dióxido de carbono é utilizado para reduzir e controlar o pH no tratamento de águas residuais alcalinas. A vantagem da aplicação de CO2, quando comparado com a utilização de outros ácidos como o sulfúrico ou clorídrico, é o facto de se tratar de um ácido débil que evita o risco de sobreacidificação. Além disso, o seu armazenamento e manipulação são mais seguros e evitam-se corrosões nos equipamentos e aumentos do teor salino da água (devido aos cloretos ou sulfatos).
  • Gelo seco: na indústria, é utilizado para a limpeza criogénica através da projeção dos pellets, um processo eficaz sem abrasão da superfície e que não produz resíduos. O gelo seco também serve para o encaixe de peças metálicas. Também é utilizado na refrigeração de alimentos para processamento, transporte refrigerado e conservação de produtos alimentares perecíveis e farmacêuticos, na criopreservação de material biológico e também na produção de bebidas, pratos e gelados em hotelaria.

Publicador de Conteúdo

Publicador de Conteúdo

FICHAS DE PRODUTO

Fichas técnicas e fichas de dados de segurança dos nossos produto

SERVIÇO INTEGRAL MESSER

E-services, aplicações móveis, equipamento, instalação e muito mais

DISTRIBUIDORES

Saiba mais sobre a nossa rede de distribuição em toda a Espanha

TIPOS DE FORNECIMENTO

Garrafas, blocos ou gás em estado líquido de acordo com as suas necessidades.

CONTACT - LUIS CARVALHO - 9

Podemos ajudá-lo?

Contacte-nos para que a nossa equipa comercial e os nossos especialistas o aconselhem sobre os nossos produtos e serviços.

FORM - LUIS CARVALHO - 9

Form

Luis Carvalho - 2

There has been an error processing your registration. Please double-check the information entered.