Visualizar Conteúdo Web

Automóvel

Chassis perfeitamente soldados, faróis de xénon, airbags, equipamentos de ar condicionado, pneus, controlo de gases de emissão ou limpeza: todos têm em comum a aplicação de gases que fazem movimentar os automóveis e garantem a sua segurança.

 

Selecione a aplicação:

Visualizar Conteúdo Web

O tratamento térmico proporciona a muitos metais as características necessárias para a sua utilização. Através do recozimento, do endurecimento, da têmpera, da carburação, da sintetização e dos processos baseados principalmente na aplicação de azoto, os metais adquirem dureza, flexibilidade, tenacidade e/ou coloração da superfície. Desta forma será possível respeitar as rígidas normas destas indústrias.

Com a ajuda de árgon ou azoto líquido produzem-se atmosferas inertes na fundição de aços para garantir a qualidade das peças fundidas e melhorar as suas propriedades mecánicas.

O corte com laser distingue-se pela sua elevada precisão e velocidade de corte, pela baixa produção de calor e pela pouca deformação. Com o laser podem-se cortar na perfeição materiais como o aço, o alumínio e metais não ferrosos. Este processo é utilizado sobretudo em metais finos que necessitam de grande precisão. A Messer disponibiliza para estes processos gases da gama Lasline que otimizam o desempenho dos processos de corte.

A soldadura com laser, com a sua elevada concentração do calor, proporciona soluções para tarefas de soldadura especiais. As suas vantagens são a elevada velocidade de soldadura, a grande penetração e uma menor deformação. A Messer disponibiliza, com a sua gama Lasline, gases para o ressoador e gases de consumo que garantem uma utilização ideal da técnica laser para aumentar a produtividade.

Corte de um metal através da ação de um maçarico alimentado por um gás combustível e oxigénio. 

A soldadura MIG é a soldadura por arco com elétrodo consumível sob gás de proteção inerte como o árgon e o hélio e suas misturas. Este processo é denominado processo semiautomático devido às maiores velocidades de deposição.

A particularidade do MAG relativamente ao MIG é a utilização de gases ativos como, por exemplo, o dióxido de carbono puro ou misturado com árgon, bem como misturas de oxigénio com árgon, que podem aumentar ainda mais a produtividade e proporcionar certas características mecânicas à união.

A projeção térmica consiste em revestir a superfície dos componentes com pó ou cabos para melhorar as suas características. Estes revestimentos atuam como proteção contra o desgaste e/ou a corrosão, bem como projeção térmica. Uma das variantes do processo é a projeção térmica a alta velocidade e pressão que dá lugar a um revestimento de alta qualidade que se destaca pela elevada densidade, grande aderência e resistência ao desgaste. 

O azoto líquido ajuda no desbaste da borracha e permite a produção de peças com um acabamento perfeito. O molde que contém a borracha é arrefecido para facilitar a sua extração.

A sinterização é aplicada no fabrico de muitas peças metálicas de pequenas dimensões. Tais peças obtêm a sua forma final através da compressão de pós e da sinterização a altas temperaturas. A aplicação de gases controla a atmosfera no forno para respeitar os requisitos dos diferentes componentes.

Usa-se azoto líquido em prensas de extrusão de alumínio para as inertizar e refrigerar. Através do processo Incal da Messer aumenta-se o desempenho e a qualidade.

A contração de peças metálicas para a montagem através da imersão em azoto líquido é um método económico e seguro.  

A limpeza criogénica com pellets de gelo seco é aplicada para limpar fachadas, estradas, etc. Projetando os pellets contra a superfície a limpar, o processo combina dois efeitos: o frio intenso faz contrair a camada a eliminar e o choque mecânico solta a sujidade do material base. Este processo não danifica a superfície a limpar e respeita o ambiente visto que é realizado a seco e não deixa residuos.

Testes com hélio para detetar fugas nos sistemas de armazenamento e distribuição de combustível e nos reatores dos aviões para garantir a sua segurança operacional.

A fluoração de peças de plástico, como os tanques de combustível, facilita a posterior aplicação de pintura no plástico.

Com a ajuda de árgon ou azoto líquido produzem-se atmosferas inertes na fundição de aços para garantir a qualidade das peças fundidas e melhorar as suas propriedades mecânicas. 

Visualizar Conteúdo Web

Aplicações por gás:

 

Acetileno Árgon Dióxido de carbono Flúor Hélio Hidrogenio Azoto Oxigénio
Soldadura MAG/MIG Soldadura MAG/MIG Soldadura MAG/MIG Fluoração Soldadura MAG/MIG Soldadura MAG/MIG Soldadura MAG/MIG Soldadura MAG/MIG
Projeção térmica Inertização Limpeza criogénica
(gelo seco)
  Soldadura com laser   Tratamento térmico Oxicorte
    Soldadura com laser   Corte com laser   Soldadura com laser Soldadura com laser
    Corte com laser   Deteção de fugas   Corte com laser Corte com laser
            Inertização Projeção térmica
            Desbaste criogénico  
            Extrusão de alumínio  
            Montagem criogénica  
            Sinterização