CONT - EQUIPOS DE GASES ESPECIALES - NIVEL 3

EQUIPAMIENTO PARA GASES ESPECIAIS

EQUIPAMENTOS DE GASES ESPECIAIS – SOLUÇÕES INDIVIDUAIS PARA QUALQUER APLICAÇÃO

Os gases são normalmente armazenados na forma comprimida, líquida ou dissolvida em recipientes adequados. Para extrair os gases das garrafas, é essencial utilizar os componentes certos para garantir a segurança e preservar a qualidade dos gases.

A Messer oferece uma gama completa de equipamentos para qualquer aplicação. Teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar a melhor forma de fornecimento.

SELEÇÃO DO EQUIPAMENTO

O tipo e a qualidade do gás determinam basicamente a seleção de materiais para os equipamentos de fornecimento de gás.  Para gases de alta pureza não corrosivos até 6,0 e misturas, é recomendada a utilização de equipamentos de latão (cromados) com diafragma de metal e os materiais de vedação correspondentes. A linha de produtos Spectrolab cumpre estes requisitos e pode ser utilizada para todos os gases de alta pureza e misturas de gases não corrosivos.

Para gases corrosivos e misturas de gases sensíveis de baixa concentração, recomendamos equipamentos de aço inoxidável. Por um lado, é importante proteger o equipamento contra a corrosão e, por outro lado, especialmente no caso de misturas de gases de baixa concentração (intervalo baixo de ppm ou ppb), evita que os vestígios dos compostos sejam absorvidos pela superfície e afetem significativamente a composição das misturas de gases. Os materiais de vedação devem ser adaptados de acordo com o tipo de gás. A linha de produtos Spectrocem da Messer abrange todos os componentes para este tipos de aplicações.

REGULADOR DE PRESSÃO DE GARRAFA OU SISTEMA DE FORNECIMENTO DE GÁS?

De um modo geral, existem dois tipos de fornecimento de gás: garrafas individuais no ponto de utilização, com reguladores de pressão, ou um sistema central de fornecimento de gás. Quando é necessário fornecer o gás apenas para uma aplicação e é possível posicionar a garrafa junto ao ponto de utilização, podem ser utilizados reguladores de pressão. Com um sistema central de fornecimento de gás, composto por painéis de controlo de pressão, tubagens e pontos de entrada nos diversos pontos de utilização, as garrafas de gás são armazenadas em segurança fora dos locais de trabalho.

Regulador de pressão de garrafa

Os reguladores de pressão são utilizados principalmente quando apenas é necessário fornecer gás a um ponto de utilização e a garrafa pode ser posicionada perto desse ponto. O regulador de pressão é ligado diretamente à válvula da garrafa de gás. A pressão de trabalho desejada pode ser definida através do parafuso de ajuste. Todos os reguladores de pressão são equipados com válvulas de descarga para proteger os equipamentos ligados, e dois manómetros que indicam a pressão no interior da garrafa e a pressão de saída.

Dependendo do nível e da estabilidade necessária da pressão de funcionamento, são utilizados reguladores de uma ou duas etapas. Ao utilizar um regulador de uma etapa, a pressão de funcionamento pode ser aumentada quando se reduz a pressão da garrafa, e deve ser ajustada manualmente quando a garrafa está a ser esvaziada. Com baixas pressões de funcionamento e elevados requisitos de estabilidade da pressão de funcionamento, devem utilizar-se reguladores de pressão de duas etapas ou reguladores de pressão com a válvula principal compensada.

Sistemas de fornecimento de gás

De um modo geral, os recipientes de gás sob pressão devem ficar situados fora das áreas de trabalho. Com um sistema central de fornecimento de gás, as garrafas de gás são colocadas numa sala separada ou fora do edifício. As garrafas são ligadas a um painel de controlo de pressão que é composto por um regulador de pressão que reduz a pressão da garrafa e a pressão da linha, por exemplo, para 10 bar, manómetros para indicar a pressão da garrafa e da linha, válvulas bloqueadoras e de purga. O gás é fornecido através de tubos aos pontos de utilização individuais, aos quais os consumidores do gás estão ligados através de postos de trabalho. No posto de trabalho, a pressão da linha é reduzida para a pressão de trabalho necessária. Um manómetro indica a pressão de funcionamento atual.

Para o fornecimento contínuo de gás, é recomendada a ligação paralela de duas garrafas ou quadros. Neste caso, o gás é sempre extraído de um recipiente, ficando o outro ligado no modo de espera. No caso mais simples, a mudança de uma garrafa para a outra é realizada manualmente. No entanto, também existem painéis de controlo de pressão que possibilitam a troca automática entre garrafas. Os painéis de controlo da pressão são complementados com manómetros para indicar a pressão da garrafa e a pressão de saída. Os painéis de controlo da pressão podem ser fornecidos com manómetros de contacto, que emitem um sinal se a pressão da garrafa cair abaixo de um determinado nível pré-estabelecido. Este sinal pode ser transmitido para um painel de alarme de pressão baixa.

As principais vantagens do fornecimento central de gás são:

  • Segurança: Os recipientes de gás encontram-se fora da zona de trabalho.
  • Menor manipulação das garrafas de gás...
  • Qualidade: válvulas de purga integradas. Os painéis de controlo de pressão e os pontos de derivação formam sempre um fornecimento de gás de duas etapas.
  • Eficiência: Fornecimento a vários consumidores de gás a partir de uma fonte comum, fornecimento de gás ininterrupto com troca automática.

CONTACT - LUIS CARVALHO - 9

Podemos ajudá-lo?

Contacte-nos para que a nossa equipa comercial e os nossos especialistas o aconselhem sobre os nossos produtos e serviços.

FORM - LUIS CARVALHO - 9

Form

Luis Carvalho - 2

There has been an error processing your registration. Please double-check the information entered.